15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0

Os clichês dos dramas coreanos românticos

3 Comentários

O começo de um amor é cheio de clichês. Eles são muito bem retratados nos filmes e séries que assistimos. Há uma série de clichês dos dramas coreanos românticos que sinalizam para o telespectador em que ponto do relacionamento os mocinhos estão, como um termômetro. 

É importante destacar que esses clichês dos dramas coreanos românticos não fazem com que ele sejam todos iguais. Cada um deles é capaz de nos fazer imergir em situações e sentimentos complexos e diferentes da vida . Quando a gente mistura os clichês com um bom roteiro, pode ser certeza que o resultado é apaixonante. 

Confira os produtos para skincare diária disponíveis na Amazon.

Primeiro amor 

Cena de O que há de errado com a Secretária Kim?

Os coreanos – digo, os personagens dos dramas, porque não convivo com pessoas de lá o suficiente para afirmar isso -, em geral, acreditam no primeiro amor. Centenas de doramas retratam a histórias de pessoas que descobrem um vínculo que tiveram na infância e apaixonam-se, como em O que Há de Errado com a Secretária Kim? e Chocolate. 

Outro caso bastante recorrente é de ambos personagens nunca terem se envolvido com ninguém e serem o primeiro amor um do outro. Isso acontece, principalmente, em romances adolescentes, como Playful Kiss, mas também pode ocorrer com adultos, como é o caso de Holo, Meu Amor. 

Primeira neve

Cena de Goblin

Não é atoa que a maioria dos doramas coreanos se passa no tempo frio. Existe uma lenda na Coreia do Sul que diz que, se você declarar o seu amor durante a primeira neve do ano, vocês ficarão juntos para sempre – pena que no Brasil tem pouca – quase nada – neve no inverno.

Esse foi um dos clichês que demorei para pegar, mas percebi que muitos têm. Goblin é um exemplo clássico disso, mas também já vi de forma vem explícita em Reply 1988.

Pode acontecer também de o casal ainda não estar apaixonado e verem a primeira neve juntos. Se isso acontecer, certamente os dois terão um final feliz juntos.

Beijo acidental 

Cena de Holo, meu amor

Nos filmes e séries ocidentais, a gente está acostumado a ver um personagem roubando um beijo do outro. Na Coreia do Sul – assim como nos doramas japoneses que já vi -, pode acontecer, mas não é tão comum. O primeiro beijo do casal, geralmente é acidental. Pode ser quando um esbarra no outro e os lábios acabam se tocando, como em Holo, Meu Amor, ou quando eles precisam disfarçar alguma situação. 

Em Pousando no Amor, eles acabam debatendo esse clichê e Se-ri e o Capitão Ri dão seu primeiro beijo para seu plano de fugir da Coreia do Norte não ser descoberto por agentes do Governo. 

Cena de Pousando no amor

Abraço acidental

Cena de Twenty Again

O lance do abraço acidental é bem semelhante ao do beijo acidental. Ele pode acontecer quando alguém tropeça, precisa se esconder, também já vi o mochinho segurando a mocinha para ela não cair ou não se machucar.

Lembro de muitas situações assim em Chocolate. Em Porque Esta É a Minha Primeira Vida, tem uma cena em que Nan See-Hee puxa Yoon Ji-ho para ela não ser atropelada por uma bicicleta e aquilo acaba se tornando um abraço. 

Um abraço pode ser o melhor esconderijo que alguém pode ter. Para esconder Ho No-ra do marido, Cha Hyun-suk a coloca dentro de seu casaco. 

 

Batidas do Coração

Cena de Batendo Novamente

Em um drama coreano não existe limite no quesito breguice romântico. Vários mocinhos e mocinhas, ao se aproximarem do crush, sentem seu coração bater mais forte. Essas cenas, muitas vezes, são compostas por sons de batidas cardíacas e efeitos especiais mostrando que o coração está aquecido.

Um dorama que deixa isso muito escrachado é Batendo Novamente, já que o protagonista precisou fazer um transplante de coração… o resto, você pode descobrir assistindo.

Conversa na Cafeteria  

Cena de Something in the rain

A Coreia do Sul é o maior mercado consumidor de café da Ásia e um dos maiores do mundo. Em 2019, o país registrou um aumento de quase 15% no consumo da bebidinha preta. Não é para menos que, de uns anos para cá, conversas em cafeterias se tornaram muito comuns nos doramas. 

Não podemos esquecer que a personagem Jin-ah, de Something In The Rain, trabalha em uma franquia de cafeterias, a Coffee Bay – inclusive, descobri que essa cafeteria existe de verdade.

Cochilo no ombro

Cena de Itaewon Class

A clássica cena de cochilar no ombro do crush é muito real. Já aconteceu comigo. Normalmente, é a garota que cochila no ombro no menino. Isso pode acontecer em duas situações: dentro do ônibus ou assistindo a um filme. 

Observar o outro dormindo

Cena de Chocolate

Na vida real, eu posso dizer que não é algo incomum de se fazer. Nos dramas coreanos, constantemente os mocinhos observam enquanto o outro dormindo. Principalmente, quando precisam dividir a mesma cama ou quarto. 

Há aqueles que vão além de uma simples apreciação e acabam roubando um beijinho. Eun-ho aproveita quando Dan-i adormece em seu ombro e rouba um selinho. Só que ela não estava com o sono tão pesado assim… No dorama Ventos de Inverno, Oh Soo observa Oh Young dormindo e acaba dando um selinho nela. 

O cara carrega a menina nas costas

Cena de Noble, my love

Um dorama que não tem menina sendo carregada nas costas não pode ser bom (rsrs). Esse é um dos maiores clichês dos dramas coreanos românticos. O casal não precisa estar namorando. As situações mais comuns são quando a menina fica bêbada, quando ela se machuca ou fica doente. 

Ainda bem que a Strong Girl Bong Soon mudou um pouco, né? No caso, ela carrega o mocinho no colo. 

Cena de Strong Girl Bong Soon

Comer lámen 

Cena de O que há de errado com a Secretária Kim?

Com os clichês dos dramas coreanos, eu aprendi que comer lámen tem um significado a mais. Sempre que um convida o outro para comer lámen em casa, significa que ele tem segundas intenções. Aqui, no Brasil, é muita pobreza chamar o crush pra comer miojo. 

Os personagens, muitas vezes, inocentes não sabem desse duplo sentido e acaba sendo cômico quando isso acontece. Quando a Secretária Kim descobriu isso, era tarde demais. Ainda bem que o CEO Lee não entendeu também. 

Foco nas pisadas

Cena de Meninos antes de flores

Em muitos dramas coreanos, quando uma pessoa muito importante será apresentada ao telespectador, todo o som ambiente é retirado e só se escuta os passos. Muitas vezes, antes de o rosto do personagem aparecer. Eu confesso que acho isso muito brega e preferiria se não tivesse.

Quando é o mocinho nessa situação, ele é o cara mais popular e inteligente da escola ou o presidente solteiro de uma empresa. Os personagens coadjuvantes que têm esse close são figuras poderosas, podem ser do mal ou não.

 

Longos trechos de músicas 

Cena de Something in the rain

A grande maioria dos dramas coreanos possui cerca de 1h de duração. É longo quando comparamos às séries americanas que somos acostumados a ver. Masss, não é porque é longo que as coisas acontecem rápido. Os romances costumam ser bem lentos. Boa parte desse tempo é preenchido por enormes trechos de músicas – muitas vezes, acompanhados por alguma fala. 

Essas músicas podem aparecer quando o casal se olha e se aproxima em câmera lenta – o que acontece bastante em Descendentes do Sol. Em Something In The Rain, acontece que todo episódio mostra um compilado de melhores momentos do casal com Stand By Your Man de fundo – a música inteira.

Pode ser um pouco cansativo e repetitivo. Quando começa a me irritar e dou uma pulada.

Flashbacks 

Cena de 12 anos de espera

O que seria dos doramas se não tivessem os flashbacks e situações mal resolvidas do passado? Os flashbacks podem ser da infância, adolescência ou até de alguma situação que ocorreu em um passado mais recente – o que pode cansar um pouco quem assiste, porque é um pouco repetitivo. 

Soluço

Soluçar quando alguém declara seus sentimentos é um dos grandes clichês dos dramas coreanos românticos. Para mim, uma das cenas de soluço mais emblemática é em Something in the rain, quando Jin-ah coloca sua mão sobre a mão de Joon-hee por baixo da mesa e ele começa a soluçar. Em seguida, ela tira a mão e, com um movimento rápido, ele pega a mão dela e entrelaça seus dedos. Ela começa a soluçar.

Encontro na infância 

Cena de Clean with passion for now

O encontro na infância é também um dos clichês dos dramas coreanos românticos e remete ao primeiro amor. É claro que nem todos os doramas possuem um encontro na infância, mas é bem comum. É como se existisse apenas uma pessoa no mundo para viver um grande amor. 

Alguns dos dramas com encontro na infância eu já citei, como Chocolate, O que Há de Errado com a Secretária Kim e Holo, meu amor. Na minha opinião, o encontra na infância mais engraçado é o de Clean With Passion For Now. Quando Oh-sol joga uma catota generosa na cara de Seon-Kyul. 

Mudanças na personalidade

Cena de Batendo Novamente

Talvez, as mudanças de personalidade de um personagem não seja algo exclusivo dos dramas coreanos. É normal vermos o crescimento e amadurecimento que um dá para o outro do decorrer da narrativa. 

Geralmente, alguém que era muito fechado acaba se abrindo e se tornando um romântico. Isso sim é um dos clichês dos dramas coreanos românticos que vamos encontrar no enredo. 

Superação

Cena de Uma noite de primavera

A superação de um trauma ou de um obstáculo, frequentemente, é a proposta de um dorama de amor. Quando a série é mais teen, a gente percebe que o relacionamento é o foco principal. Entretanto, em dramas românticos mais “adultos”, os sentimentos dos personagens vêm acompanhados de muitas outras coisas. 

Alguns dramas que eu gosto muito e mostram essa superação são: Fantastic, Uma Noite de Primavera e Oh My Ghost.

O que você achou da lista de clichês dos dramas coreanos românticos? Eu citei muitas séries no decorrer do texto, se você conhecer outros dramas coreanos com esses clichês, comente aí. 

Post anterior
Pousando no Amor: romance além da fronteira
Próximo post
O que Itaewon Class nos ensina sobre empreendedorismo

3 Comentários

  • 12 de abril de 2021 às 14:51
    Henryzuki

    Resumindo, o Brasil nunca terá capacidade nenhuma para fazer um romance com um terço dessa qualidade.

    Responder
    • 19 de agosto de 2021 às 20:54
      Camilla Aimée

      Não vai ter mesmo, pq nunca vi produções nacionais sem apelo sexual serem tão profundas e envolventes.

      Responder
  • 5 de agosto de 2023 às 08:35
    Evando Mendes

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your
    content is very good. i like so much all about it

    Responder

Deixe uma resposta