15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0

O que Itaewon Class nos ensina sobre empreendedorismo

1 Comentário

Faz poucos meses que Itaewon Class entrou no catálogo da Netflix, mas já está dando o que falar na internet. Apesar se ser uma série que mostra a trajetória de Park Saeroyi, como ele vinga a morte de seu pai e tenta levar uma vida dentro de sua moral e convicções, eu recebi uma verdadeira aula de negócios e marketing. Por isso, vou compartilhar com você o que Itaewon Class nos ensina sobre empreendedorismo. 

Nos dramas coreanos, é comum vermos grandes empresas comandadas por famílias. O termo utilizado para se referir a isso é chaebol. A presidência dessas empresas é passado de pai para filho e, geralmente, os membros da família ocupam cargos executivos dentro da organização. 

Em Itaewon Class, a chaebol em questão é a Jangga, a maior empresa do ramo alimentício da Coreia do Sul, dona de mais de 30 marcas. A Jangga é presidida por Jang Dae-hee, o fundador. Ele possui dois filhos e escolheu o mais velho, Jang Geun-won, para ser seu sucessor. 

Após uma série de acontecimentos, Saeroyi Park é preso e tem sede de vingança. O objetivo da vida dele passa a ser destruir a Jangga e punir quem matou seu pai. Ainda na cadeia, ele começa a ler vários livros, entre eles, a autobiografia e trajetória do senhor Jang, que se torna a bíblia de Park. 

Quando sai da prisão, ele passa sete anos trabalhando e se preparando para colocar seu plano em prática. No decorrer de Itaewon Class, temos uma verdadeira lição de o que uma empresa precisa ter e fazer para se sobressair no mercado. 

Missão, visão e valores 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

O DanBam, o primeiro bar aberto por Saeroyi em Itaewon, possui missão, visão e valores bem definidos. O protagonista vive para o negócio e suas convicções e objetivos se tornam o mesmo da empresa. 

A Missão da empresa seria algo como oferecer alimentos de qualidade e saborosos em um ambiente aconchegante. 

A visão da empresa é se tornar o melhor bar e expandir a marca no modelo de franquias. 

Alguns dos valores que observei são: foco nas pessoas e relacionamentos, jogar limpo e seguir firme em suas convicções.

Objetivo claro e alcançável

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

Determinar um objetivo claro e alcançável ainda na fase de planejamento é imprescindível para motivar o trabalho. Em Itaewon Class, ainda quando o DanBam era um pequeno bar num prédio alugado, Saeroyi sabia claramente onde queria chegar. Seu objetivo era abrir franquias do bar. 

Muitas pessoas achavam que franquear o DanBam seria impossível. Entretanto, Saeroyi tinha um planejamento e via a expansão como algo a longo prazo. 

Posicionamento de marca 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

A estratégia de posicionamento da marca fica muito mais claro durante os episódios 11, 12 e 13. Na trama, o DanBam e o Jangga estão participando de uma competição de culinária que determinará qual será o melhor bar da Coreia. O Jangga se posiciona como o número um e, de fato, ele ocupa o primeiro lugar nos rankings. O DanBam se posiciona como o melhor bar do país. 

Foco nas pessoas 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

No decorrer de Itaewon Class, vemos o quanto as amizades são importantes para Saeroyi. Por ter ficado sozinho na vida, sem parentes, o protagonista cria laços e valoriza as pessoas que estão do seu lado. Mesmo quando alguém de sua equipe faz alguma burrada, ele é compreensivo e procura soluções para que o erro não volte a acontecer. 

Alguns acham que isso é tolice, mas Saeroyi sabia que seria impossível alcançar seus objetivos sozinho. Então, ele cria um time forte e confiável. Estimular, valorizar e fornecer um lugar cooperativo, onde ideias são bem-vindas, são a base para um ambiente de trabalho saudável com pessoas engajadas no sucesso da empresa.

 

Aperfeiçoamento do produto/serviço 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

A verdade é que um produto e/ou serviço sempre pode melhorar. Assim que aberto o DanBam recebia poucos clientes. Apesar de ser um ambiente ok e ter uma comida boa, ele deixava a desejar em muitos aspectos. 

Determinada a fazer do DanBam o melhor bar de Itaewon, Yi-seo começa a apontar diversos pontos a serem melhorados, como: 

  • O garçom não deve colocar os dedos dentro dos pratos; 
  • Posicionamento das mesas e cadeiras para melhorar o espaço interno;
  • A iluminação deveria ser mais quente para dar um ar aconchegante e mais qualidade às fotos que os clientes tirariam dos pratos;
  • Ter mais higiene no preparo dos alimentos; 
  • Simplificar mais o cardápio e padronizar os pratos. 

Ela, praticamente, fez o papel de Érick Jacquin em Pesadelo na Cozinha. 

 

Olho nos competidores 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

Mesmo quando o Danbam ainda era um bar pequeno numa esquina, o Jangga já começa a ficar de olho, mesmo que, aparentemente, não mostrasse ser uma ameaça. Em alguns episódios, a gente vê que Saeroyi e Yi-seo andam pelas ruas de Itaewon para tomarem conhecimento dos demais competidores. 

Duas cenas me chamaram a atenção nesse ponto durante a série. A primeira é quando o DanBam se muda para uma rua sem movimentação, onde os demais estabelecimentos não recebem muitos clientes. Vendo que isso está afetando seus negócios, Saeroyi faz amizade com os donos dos restaurantes e bares da nova rua e ajuda-os com pequenas reformas e publicidade para atrair mais clientes. Ele entende que se os outros empreendimentos de sua rua tiverem movimento, automaticamente, o DanBam receberá mais clientes também. 

A segunda cena é bem no finalzinho. A IC já está bem consolidada no mercado. Yi-seo e Hyun-YI ouvem falar de um novo bar que abriu em Itaewon e vão lá para descobrir quem é o proprietário, como é o ambiente e o sabor da comida. 

 

Imagem da empresa 

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

Desde o início da série, a gente vê a preocupação do senhor Jang em manter a imagem da Jangga. Entretanto, para fazer isso, ele acaba encobrindo crimes e irregularidades. A imagem de uma empresa é como a empresa é vista. Quando a imagem é manchada, a empresa perde investidores e credibilidade. 

O DanBam e, posteriormente, a IC não tiveram problemas com a imagem da empresa. A única dificuldade que trouxe consequências negativas nesse sentido foi quando o DanBam teve suas atividades suspensas por dois meses por vender bebida alcoólica para menores de idade. Com a imagem um pouco manchada no distrito, a equipe precisou repaginar o bar e trazer um novo conceito para a reinauguração. 

 

Marketing de influência

o que itaewon class nos ensina sobre empreendedorismo

É, galera, parece que vestir uma fantasia e panfletar na rua não foi a melhor estratégia para captar clientes para o Danbam. Ainda bem que Yi-seo era expert em marketing de influência. Com ações simples, como publicações eu seu Instagram – ela era uma digital influencer com 700k seguidores – e postagem em seu blog, as pessoas fizeram fila para conhecer o DanBam. 

Para cada segmento de mercado e consumidores, estratégias de marketing diferentes devem ser postas na mesa. No caso do DanBam, o bar estava localizado em um distrito com baladas, restaurantes e bares frequentados por jovens e muitos estrangeiros. Então, precisava de uma comunicação jovem e moderna. 

A nível de curiosidade, o marketing de influência foi usado também para propagação do drama Itaewon Class. Antes da estreia, uma conta real do Danbam foi aberta no Instagram. Lá, vídeos e fotos dos personagens que conviveram no bar são postadas. Mesmo depois que a série terminou, o perfil continua sendo alimentado. 

Posso dizer que esse engajamento direto com o público trouxe ainda mais sucesso para a série, porque aproxima o público dos personagens mais queridos. 

Eu acredito que tudo o que a gente assiste traz uma mensagem e nos ensina algo. Se você chegou até aqui é porque se interessou sobre o que Itaewon Class nos ensina sobre empreendedorismo. Aproveite e deixe nos comentários séries, filmes e doramas que te inspiram ou te ensinaram algo.

Leia: Pousando no Amor: Romance além da fronteira

E você, o que você aprendeu em Itaewon Class?

Post anterior
Os clichês dos dramas coreanos românticos
Próximo post
Itaewon Class: vingança traz felicidade?

1 Comentário

  • 30 de março de 2022 às 16:26
    Eduarda

    Estou cursando Administração, e amo um dorama, fui assistir Itaewon Class e simplesmente amei. Outro que amei foi Romance is a bonus book, tem varias lições de marketing também, além de um romance lindo.

    Responder

Deixe uma resposta