15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0

Iquique, a cidade de plástico

0 Comentários

Ah, Iquique! Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que gostam de praia e as que não gostam. Eu me enquadro no primeiro grupo. Destinos com praia são capazes de nos revigorar. E, no meio do meu mochilão pela Bolívia, Chile e Peru, lá estava Iquique, a cidade de plástico. 

Iquique é uma cidade no norte do Chile, região do Atacama. É a zona franca do Chile e possui os maiores portos do país. Cerca de 200 mil habitantes moram lá, encurralados entre as dunas de areia dourada e o oceano pacífico. O pôr-do-sol é espetacular.

É quase impossível andar pelas ruas de Iquique sem se deparar com placas de Alerta de Tsunami. Assusta? Um pouco. A região costuma sofrer terremotos, o que pode resultar em Tsunamis. 

iquique

Como fui parar em Iquique

Quando começamos a planejar o mochilão, decidimos que a viagem começaria por Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e terminaria em Cusco, no Peru. Para entrar no Peru, a gente poderia escolher: passar três dias em La Paz e, em seguida, cruzar a fronteira – essa seria a alternativa mais fácil – ou entrar no Chile, passar dois dias em Iquique e entrar no Peru. 

La Paz me pareceu uma boa alternativa. Mas, quando comecei a pesquisar fotos e passeios em Iquique, fiquei apaixonada. Além disso, acrescentaríamos um país a mais no mochilão – apesar de eu já ter ido a Santiago em 2013. Parecia uma boa ideia passar uns três dias ali. 

Já fazia quase uma semana que estávamos viajando. Precisávamos descansar um pouco, tomar um belo banho, lavar as roupas e dormir em camas que não fossem as desconfortáveis poltronas dos ônibus bolivianos. 

Entrar me Iquique foi uma verdadeira saga. Você pode saber dos detalhes em Presa na fronteira entre Bolívia e Chile (Pisiga e Colchane)

Como chegar em Iquique 

O caminho ideal para chegar em Iquique é o aéreo. Eu fui de ônibus pela Bolívia, saindo de Oruro. Se não demorasse tanto na fronteira, a viagem demoraria cerca de quatro horas. 

Como a cidade fica no Norte do Chile, na região do Atacama, pode ser uma longa viagem de ônibus saindo de Santiago. Se o ponto de partida é o Peru, a travessia é feita pela fronteira em Tacna, no Peru, e Arica, no Chile. 

O que comer em Iquique 

O Chile possui uma culinária muito rica que pode, ou não, agradar o gosto dos brasileiros. Confesso que, quando fui a Santiago, passei um pouco de fome. Entretanto, Iquique apagou as memórias ruins que eu tinha da culinária chilena e deu lugar a um novo capítulo das minhas histórias no Chile. 

Quando for a Iquique, não deixe de experimentar: 

Ceviche

O ceviche é um prato famoso da região das costa do Pacífico. Em Iquique, você pode encontrar ceviche em inúmeros restaurantes e também em feiras e peixarias abertas na beira do mar. O peixe fresco das águas geladas combinadas com um tempero local trazem um sabor suave e, levemente, apimentado. 

Se você escolher comer no mercado aberto na beira do mar, pode apreciar os leões marinhos e pelicanos que sempre estão em busca dos peixes oferecidos pelos pescadores. 

iquique

Empanadas 

Empanadas são pastéis. O sabor mais comum é de queijo, mas é possível encontrar dos mais diversos. Como a pesca é uma atividade muito comum em Iquique, o preço da empanada de camarão, em alguns restaurantes, é o mesmo do de queijo. 

Para você se deliciar com empanadas, recomendo o El Rincón De Cachuperto. Não experimentei empanadas em muitos restaurantes para comparar. Mas é difícil comer só uma lá. Os pastéis acompanham um molho e uma vinagrete apimentada. 

Choripan 

Se você conhece Buenos Aires, já deve ter experimentado esse lanche de rua que é muito popular na Argentina. Em Iquique, o choripan ganha novos ingredientes e sabores. Além da linguiça frita ou salsicha, o lanche vem com guacamole, maionese e batata palha. 

Geralmente, o choripan é vendido em carrinhos, como os de cachorro quente. É muito fácil de encontrar pelas ruas, praças e praias. 

O que fazer em Iquique

Playa Cavancha 

iquique

Iquique é um destino procurado, principalmente, por muitos surfistas. Poucas praias são propícias para banhistas, devido a forte corrente marítima e pedras. A Playa Cavancha é a praia mais movimentada da cidade. A areia fria, repleta de conchinhas, pedras e algo parecido com cebolas do mar ou águas vivas, revela que a temperatura da água vai fazer bater o queixo. 

Entretanto, o mar congelante não espanta as crianças que nadam, pulam e estripulam. Os vendedores de sorvete, doces e lanches caminham entre os guarda-sóis coloridos. No verão, muitas famílias bolivianas e peruanas aproveitam as férias escolares para passear no Chile. 

Sandboard 

iquique

O sandboard é certamente uma das atividades imperdíveis de Iquique. Para os iniciantes, as aulinhas de sandboard acontecem no Cerro Dragon e podem ser de manhã ou no fim da tarde, com direito a assistir a um pôr-do-sol incrível sobre o Oceano Pacífico. O sol, ao baixar no horizonte, lança raios alaranjados que dão uma coloração dourada as dunas do Atacama.  

iquique

Corbeta Esmeralda 

iquique

Corbeta Esmeralda é um museu que fica dentro de uma réplica de um antigo navio de guerra chileno. Um dos grandes momentos de atuação da corveta foi em 1879 na Guerra do Pacífico. Este é um dos principais museus de Iquique, muito procurado pelos turistas. Lá, os visitantes têm a experiência de conhecer um pouco mais sobre a história chilena. 

Plaza Arturo Prat 

iquique

A Plaza Arturo Prat fica bem no centro de Iquique. Durante o dia, os restaurantes e lojas ficam lotados. À noite, os bares e feirinhas de artesanato e barraquinhas de choripan tomam de conta. 

A praça é dividida pela Torre do Relógio. De um lado, peruanos tocam e dançam seus ritmos. Do outro, os chilenos bailam a Cueca, o estilo musical cultural chileno. 

Humberstone 

Um dos passeios que me fez colocar Iquique no meu roteiro de viagem foi Humberstone, uma cidade fantasma a pouco menos de 50km de Iquique. Infelizmente, por conta dos problemas que tive para cruzar a fronteira, perdi um dia de viagem e não consegui fazer a visita. 

Espero que em sua viagem a Iquique, você coloque Humberstone em sua lista, volte aqui e me conte como foi. 

Iquique é um cidade linda e apaixonante. Não deixe se abalar pelo risco de Tsunami. Vale a pena visitar. Pretendo um dia voltar, porque deixei um pedacinho do meu coração ali.

Post anterior
Salar de Uyuni: dicas de passeios e quando ir
Próximo post
Pousando no Amor: romance além da fronteira

0 Comentários

Deixe uma resposta