15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0

Como fazer um roteiro top para sua viagem

1 Comentário

O roteiro da viagem é um dos momentos mais gostosos da viagem. Aqui, você vai ver como fazer um roteiro top para sua viagem. É muito satisfatório chegar em uma cidade pela primeira vez e já saber como as coisas funcionam por lá e quais serão os passeios da vez. Recentemente, fiz um mochilão muito top pela América do Sul. Começamos pela Bolívia, passamos pelo Chile e encerramos a viagem no Peru. Foram mais de seis meses de muito planejamento e pesquisa. O roteiro precisava estar impecável para que a gente conseguisse chegar em todas as cidades a tempo de fazer os passeios. Por incrível que pareça, saiu (quase) tudo conforme o planejado.

Por isso, quero encorajar você a preparar seu próprio roteiro. Dependendo da quantidade de dias da viagem e de destinos, será um pouco exaustivo. É precisa pesquisar, conhecer sobre o lugar. Todavia, tenho certeza que será como viver a viagem antecipadamente. E, quando chegar lá, você vai olhar para os lugares e enxergar a concretização de um sonhado momento.

Para começar a fazer um roteiro top para sua viagem, separei tudo em três passos.

PASSO #1

Aqui, no passo número um, você vai estabelecer as coisas mais básicas da sua viagem. 

Definir o orçamento da viagem

O orçamento é a variável mais importante da equação. Tudo vai depender do orçamento que você tem. O orçamento é quem vai definir o destino, os passeios, comprinhas etc. Quando digo que até o destino pode variar, estou me referindo aos preços das passagens aéreas e custo de vida da região. Isso vai influenciar muito no preço da viagem.

Caso você já tenha o destino certo da sua viagem, como um objetivo, e deseja montar o roteiro para saber quanto vai custar tudo para começar a separar o dinheiro, comece seu roteiro pela escolha dos passeios e cidades. Maaas, se você for como eu e sempre pensar: “hmm, tenho R$5.000, vamos ver o que dá para fazer com isso?” É por aqui que seu roteiro começa.

Determinar a quantidade de dias e época do ano

Não sei se você pretende viajar nas férias ou em um feriado. A quantidade de dias vai interferir diretamente no orçamento. Além disso, vai te fazer tirar ou acrescentar mais passeios ou cidades no roteiro.

Outra coisa importante que não posso deixar passar aqui é sobre a época do ano da sua viagem. Por exemplo, não adianta você querer curtir uma praia em Malta se os dias da sua viagem são em janeiro, lá é inverno. Nesse caso, seria melhor escolher a Colômbia, que é verão. Você aproveitará muito mais.

Fora a estação do ano, procure pesquisar sobre o clima, precipitação, temporada de turismo. Tudo isso, dentro dos dias que você pretende ir ou a melhor época para você se organizar e visitar no melhor período.

Escolher as cidades

Talvez, você já tenha escolhido a cidade. Muita gente tem o sonho de conhecer determinado lugar. Contudo. Se você ainda não sabe exatamente para onde ir, eu posso te ajudar. Meu critério, geralmente, é o preço. Então, começo a pesquisar os preços das passagens aéreas para os lugares. Eu tenho uma listinha de lugares para conhecer e dou prioridade para isso. Caso o preço das passagens esteja muito acima do meu orçamento, começo a pesquisar sobre os lugares que cabem no meu bolso.

Dê oportunidade para conhecer lugares que fogem do clichê. Existem muitas cidades incríveis que você nunca ouviu falar e que podem te surpreender.

Escolher o que fazer 

A coisa está começando a ficar interessante… Pontos turísticos, museus, restaurantes e passeios. Cada lugar oferece uma experiência diferente aos visitantes. Está na hora de você decidir sobre qual a finalidade dessa viagem: passeio histórico, compras, imersão cultural, aventura, descanso.

A escolha do seu objetivo também vai interferir no orçamento e na quantidade de dias.

Resolver sobre o meio de transporte

Como você vai chegar lá? De carro, ônibus, avião ou barco? O meio de transporte pode ser um dos custos mais altos de uma viagem e chegar a ser mais de 50% do valor total. Se for de carro, estude bem os mapas, a qualidade e segurança das estradas.

PASSO #2

Chegamos no segundo passo de como fazer um roteiro top para sua viagem. Já tem orçamento, lugar e dias definidos? Agora, vamos para a pesquisa.

Correr atrás das burocracias

Bom, alguns destinos exigem cuidados mais especiais. Mesmo dentro do Brasil é bom pesquisar. Se for fora do país é bom saber se precisa de visto e como conseguir, organizar a documentação das crianças, cotar seguros etc.

Sobre os seguros, tenho uma dica para você. Se você tem cartão de crédito, consulte se o seu cartão cobre o seguro viagem. Esse é um benefício que poucas pessoas conhecem. Se ele não faz seguro, comece a cotar os valores. 

As vacinas também são importantes. Se você não estiver vacinado, pode ocorrer de ser barrado na entrada do país. Alguns países e estados brasileiros exigem vacinas, como a da febre amarela. Se você está viajando para algum para que tem essa obrigatoriedade, além de tomar a vacina, você precisará correr atrás do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Dentro do Brasil, é só apresentar o cartão de vacina mesmo.

Pesquisar sobre

Viajar é bom demais e quanto menos imprevistos, melhor fica. Para evitar surpresas desagradáveis, sugiro que você faça uma pesquisa apurada sobre clima e eventos da natureza, segurança, preços de hospedagem, distâncias dentro da cidade, média de preço de táxi etc.

Todas essas informações servirão de base para o seu orçamento. Dessa forma, tudo fica mais organizado e você não terá imprevistos. Outra vantagem é que, sabendo a temperatura e todas as informações relacionadas ao clima, você já levará as roupas adequadas e não passará por um perrengue.

Acompanhar blogs e vlogs de viagens

É muito bom aprender com a experiência dos outros. Por isso, comece a pesquisar blogs, vlogs e canais no YouTube sobre viagens. É claro que vai depender do padrão da sua viagem. Se for um mochilão, procure por vídeos que mochileiros que já viajaram para o lugar desejado.

Quando eu estava planejando meu mochilão, comecei a acompanhar o canal Sou Mochileiro. Já fica a indicação. Outro canal que acompanho é Vivendo Mundo Afora, é um casal que viaja numa Kombi.

Descobrir como chegar nos lugares

Eu não sei se você vai só para uma cidade, mas caso seja mais de uma, está na hora de pensar como você fará o deslocamento de uma para a outra. Pesquise também quais os meios de transporte disponíveis na cidade (ônibus, Uber, táxi) e como você fará para chegar nos lugares que você quer visitar.

Um exemplo de que é muito importante pesquisar com antecedência é Machu Picchu. Chegar em Machu Picchu não é nada fácil. Existem duas opções, a cara (de trem) e a barata (van + 12km caminhando). É bom pesquisar para se preparar financeiramente para ir de trem ou treinar o físico para fazer a caminhada.

Procurar a melhor localização para hospedagem

Minha dica aqui é abri o Google Maps e pesquisar os lugares que você quer ir. Feito isso, veja quanto tempo demora para ir de um para o outro. O lugar ideal para sua hospedagem é próximo ao centro. Muitas vezes, pode sair mais caro, por isso, é importante pesquisar.

Algumas pessoas preferem pagar um pouco mais barato para se acomodar em um bairro menos turístico. Particularmente, eu prefiro ficar nos lugares mais movimentados mesmo, como no centro. Eu gosto de me sentir segura à noite e prefiro não depender de táxi para me deslocar.

PASSO #3

Chegou o terceiro e último passo a fase de planejamento da sua viagem. É hora de colocar todas as contas no papel.

Faça uma planilha

Monte uma planilha com os valores reais dos gastos. Fazendo a pesquisa é possível descobrir o valor de quase tudo. As passagens e hospedagens (caso você faça a reserva com antecedência), ingressos para alguma atração possuem valores fixos e exatos e, dificilmente terá alguma alteração neles.

Contudo, gastos com transporte, alimentação e compras podem variar bastante, dependendo dos lugares que você for ou coisas que adquirir. Se você mora sozinho, pode fazer essa estimativa baseada nos gastos que você tem, sempre arredondando para mais.

Lembrando sempre que, se você está saindo do Brasil, a moeda é diferente. Então, é bom pesquisar o valor dela em relação ao real. Antes, eu sempre costumo pesquisar na internet quanto custa algumas coisas na internet e valor de aluguel da cidade. Dessa forma, consigo saber, mais ou menos, quanto vou gastar em cada lugar.

Eu espero que minhas dicas te ajudem a fazer um roteiro top para sua viagem. Quero te lembrar que a ordem dos tópicos que coloquei podem variar e que são flexíveis a mudanças. Às vezes, você pode escolher uma cidade para ir, e quando estiver pesquisando, descobrir que não é tudo o que você estava esperando. Portanto, esteja pronto para mudanças.

Se você precisar, eu posso fazer um roteiro top para sua viagem. É só entrar em contato comigo pelo e-mail camillaimee@gmail.com ou na página Contato. Até o próximo post 🙂

Post anterior
Presa na fronteira entre Bolívia e Chile (Pisiga/Colchane)
Próximo post
O que levar no mochilão

1 Comentário

Deixe uma resposta