15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0

Salar de Uyuni: dicas de passeios e quando ir

0 Comentários

O Salar de Uyuni é o lugar dos lugares mais deslumbrantes do mundo. É o destino perfeito para quem busca uma viagem com aventura e belas paisagens. O Salar de Uyuni é uma área de 10.582 km² – sete vezes a cidade de São Paulo – de puro sal, conhecido também como o maior deserto de sal do mundo. Entretanto, o passeio não é limitado a ver os espelhos de água. Na região, há muitos outros lugares deslumbrantes, como desertos, lagoas altiplanicas, vulcões, gêiseres e águas termais. Preparei algumas dicas de passeios e de quando ir ao Salar de Uyuni. 

Como chegar ao Salar de Uyuni 

Salar de Uyuni

Para fazer o passeio, primeiramente, é necessário chegar em Uyuni, no departamento de Potosí, na Bolívia. É de lá que a maioria dos tours partem. Você pode chegar lá de avião ou de ônibus – eu estava em Sucre e peguei um ônibus direto para lá. Se você estiver em San Pedro de Atacama, pode fazer o tour saindo do Chile também. 

Uma informação importante que cabe colocar aqui é: muitas empresas podem ir até a fronteira com San Pedro de Atacama para te deixar, caso você tenha saído de Uyuni. Isso aconteceu no meu tour. Deixamos um argentino, que estava no grupo, nessa fronteira. 

Uma dúvida muito frequente que as pessoas têm sobre o passeio no Salar de Uyuni e outras maravilhas naturais da região é se dar para ir com seu próprio carro ou alugar um. Não dá. Quer dizer, dá se você for um boliviano que consegue se localizar pela posição das montanhas, cozinha, sabe trocar pneu e resolve problemas de motor no meio do deserto. 

Reserve um tour para fazer esse passeio. Posso dizer que é quase impossível andar por aquela região sem um guia o sem conhecer muito bem a região. Não há estradas, apenas rastros de carros. No espelho d’água e na parte seca do deserto de sal, os rastros dos carros são invisíveis e não é todo lugar que se pode andar. Além de ficar uma espessa camada de sal pregada na parte inferior do carro. 

DICA IMPORTANTE

Você pode reservar seu tour antecipadamente, mas, via de regra, é muito mais barato fechar na hora, diretamente com as agências bolivianas. Se você não quer correr o risco de pegar uma empresa ruim e um guia de má qualidade, posso te indicar a 3Gigantes Expediciones. Foi a empresa que contratei. Desde o atendimento do Kevin e do José ao passeio com Jaime, tudo foi perfeito. Jaime foi um guia incrível, não tenho nem palavras para agradecer toda a paciência e carinho que ele teve com a gente. A comida era deliciosa e as acomodações, para quem faz mochilão, foram as melhores da viagem – rindo de nervoso, porque é verdade. O preço foi justo. 

Quando ir ao Salar de Uyuni 

Salar de Uyuni

A melhor época para conhecer o Salar de Uyuni é o verão. A região é um deserto. Então, é meio quente durante o dia – mas não muito – e bastante frio durante a noite. Além de ter o melhor clima para fazer a viagem e o dia ser mais longo, o verão tem chuvas e forma o espelho d’água no salar. Se você for em outra época, talvez não tenha o privilégio de ver o céu infinito e tirar as melhores fotos. 

Contudo, as chuvas também podem atrapalhar seu passeio. Pode acontecer de os carros não conseguirem andar pelo salar. Apesar de janeiro ser considerado o mês com maior precipitação, eu fiz passeio bem no meio do mês e deu tudo certo. Arrisquei, porque era a única data que eu teria para fazer a viagem. Meu conselho é verificar com as agências – mesmo que você não feche com elas – os detalhes sobre as chuvas, políticas de cancelamento e troca de datas. 

Dizem que os melhores meses para ir são março e abril, porque as chuvas já baixaram. 

O que fazer no Salar de Uyuni

Como já falei no início, o Salar de Uyuni não é só um deserto de sal. O Departamento de Potosí esconde muitas belezas naturais que podem ser conhecidas durante o tour. Mas, tudo vai depender de quantos dias você tem para fazer esse passeio. Eu fiz o tour e três dias e duas noite. Aparentemente, é o mais comum. Existem tours de um dia, cinco, sete, privados ou em grupo. 

Vou listar algumas das maravilhas que você pode visitar no passeio de três dias: 

Cemitério de trens 

Salar de Uyuni
Salar de Uyuni

Vilarejo de Colchani 

Mas não confunda Colchani com Colchane, no Chile, fronteira onde fiquei o dia inteiro presa. 

Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

No tour que fiz, nós entramos no salar antes do almoço, andamos por diversas paisagens, assistimos ao pôr-do-sol e fomos dormir em uma pousada de sal. 

Salar de Uyuni

Dakar Bolívia 

Salar de Uyuni

Incahuasi Island

Na Incahuasi Island estão os cactos gigantes. Não consegui fazer esse passeio, porque não estavam passando carros na estrada para lá. 

Salar de Chiguana 

É um outro deserto de sal que tem pela região. Uma linha de trem para bem no meio. Infelizmente, não fomos até lá.

Ollague Volcano

 A gente não sobe, só avista. O Ollague Volcano fica bem na fronteira com o Chile.

Salar de Uyuni
Dá pra ver a fumacinha saindo dele.

Deserto de Siloli 

Salar de Uyuni

Árbol de Piedra

Salar de Uyuni

Laguna Hedionda 

Salar de Uyuni

Laguna Colorada 

Infelizmente não conseguimos ver essa lagoa muito colorida, porque precisa ventar bastante para os sedimentos se misturarem com a água.  Em compensação, espantamos as llamas e assistimos a um grupo de bicuñas rolando na terra.

Salar de Uyuni

Gêiseres Sol de la Mañana

Salar de Uyuni
Eu estava fingindo costume, mas o frio já tinha chegado nas minhas entranhas.

Desierto de Dalí 

O nome é uma homenagem ao pintor espanhol Salvador Dalí. 

Salar de Uyuni
Repare que estou segurando as folhas de coca que masquei rsrs

Aguas termales 

Nada como entrar numa água quente às 7h da manhã, numa altitude de quase 5.000 metros a 10º C. 

Salar de Uyuni

Laguna Verde ou Laguna Esmeralda 

Salar de Uyuni

Com direito a vista para o Licancabur Volcano.

Iglesia San Cristobal Lipez

Na volta, paramos em uma cidadezinha para Jaime descansar alguns minutos e conheci a fachada desta igreja. 

Salar de Uyuni

Conhecer o Salar de Uyuni, para mim, foi como viver um sonho. Eu fechava e abria os olhos sem acreditar que aquele lugar era real. Espero que sua experiência seja incrível. Caso tenha alguma dúvida ou queira mais dicas, deixe um comentário. 🙂

Post anterior
Sucre: O que fazer na cidade branca da Bolívia
Próximo post
Iquique, a cidade de plástico

0 Comentários

Deixe uma resposta