De Malta à Sicília: turistando em um dia
Que graça tem viajar para a Europa e não conhecer vários países? Esse é o meu pensamento. Era apenas uma viagem de quatro semanas para dar uma destravada no inglês, mas eu não poderia deixar que a limitação financeira e de tempo me impedisse de conhecer outros lugares. Por isso, optei por fazer um turismo de um dia. Acompanhe como foi minha rápida trip de Malta à Sicília.
A Sicília é a maior ilha do mar mediterrâneo. Quando estudamos geografia na escola, aprendemos que a Itália é uma bota que chuta a Sicília. Por outro lado, quem é fã de O Poderoso Chefão, sabe o quão massa pode ser conhecer um pouco dessa fatia italiana.
Querendo conhecer algum país da proximidade, fui conversando com pessoas sobre isso. Eu também cogitava viajar para a Grécia, mas as passagens aéreas + transfer + hostel + alimentação não estavam dentro do meu orçamento. Até que me recomendaram conhecer a Sicília, porque é possível chegar lá de navio/barco/catamarã. Se não me engano, a mesma pessoa falou da empresa Virtu Ferries.
Entrei no site da Virtu Ferries, e comecei a pesquisar os passeios. A empresa trabalha fazendo o transporte de carros e pessoas entre Malta e algumas cidades de Sicília e excursões de turismo. Acabei comprando um passeio que ia de Malta à Sicília e fazia uma excursão no monte Etna, onde tem um dos vulcões mais ativos do mundo.
Leia: Por que fazer intercâmbio em Malta
O caminho
Nosso catamarã foi até a cidade de Pozzallo. De lá, pegamos um ônibus com o grupo da excursão. Até chegar em Taormina foi uma longa viagem. No caminho, passamos por cidades importantes da Sicília, como Ispica, Rosolini, a famosa Siracusa e Catânia.
Chegamos em Taormina próximo ao horário do almoço.
O que conhecer em Taormina
Taormina é uma cidade pequena, mas extremamente turística. De vários pontos da cidade é possível ver o mar mediterrâneo. Ao mesmo tempo, temos toda a riqueza história e arquitetônica nos pequenos prédios e casas de tons nude, combinadas com as cores das folhas e flores nas sacadas, frutas nas portas das mercearias e dos produtos e alimentos expostos nas vitrines do comércio e restaurantes.
Em poucas horas é possível conhecer os principais pontos da cidade apenas andando. Se você for fazer este passeio, não deixe de andar na Corso Umberto I, nem de conhecer a Piazza Duomo e Piazza IX Aprile. Outro lugar imperdível é o antigo teatro, ainda em funcionamento, Teatro Grego de Taormina.
Degustação de azeites e vinhos
Indo para o Monte Etna, fizemos uma pequena pausa numa lojinha de especiarias italianas. Podíamos degustar dezenas de vinhos e azeites.
Monte Etna
A famosa montanha que abriga um dos vulcões mais altos do mundo, o Etna, fica bem perto de Taormina. O Caminho é por uma subida estreita, cheia de curvas, mas asfaltada. A paisagem é meio sem vida, não tem muita planta, nem casas, apenas terra e pedras escuras. Na estrada, passamos por algo que parecia um antigo vilarejo, mas só era possível ver o telhado petrificado das casas. O guia nos explicou que, naquele lugar, aconteceu algo parecido com o ocorrido em Pompeia.
O ônibus nos levou até um ponto bem alto, onde havia lojinhas, restaurante e lanchonete para turistas, a vista é linda. Infelizmente, não fui até o cume do vulcão. Era preciso pagar mais de sessenta euros, então desisti. Mas, deve ser incrível. A subida é feita de bondinho e parte dela é a pé mesmo. Um dos tickets só dá direito a um certo ponto, que não é possível ver larvas e, o mais caro, leva os turistas ao máximo. O passeio demora algumas horas, então é bom avisar o guia caso você queira subir, para não correr o risco de perder o horário de volta do seu grupo de excursão.
Preço da viagem
A viagem de Malta à Sicília custou pouco mais de cem euros – não lembro exatamente o valor total. Está incluindo o transfer. A Virtu Ferries envia uma van para buscar e deixar os turistas em seus respectivos hotéis.
O almoço não está incluso e a maioria dos restaurantes em Taormina são caros. Contudo, uma deliciosa fatia de pizza de €2 cai muito bem.
Espero ter ajudado. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo. E, caso queira compartilhar sua experiência da Sicília, é só deixar um comentário. J