Restaurante Aska: O melhor lamen de São Paulo
Nos meus anos em São Paulo, já experimentei em muitos lamens tradicionais da liberdade. Com certeza, não fui em todos, mas, certamente, eu tenho um lugar favorito: o Restaurante Lamen Aska. Esse restaurante tem um lugar especial na minha história. Meu primeiro encontro com meu marido era para ter sido lá, não deu certo o encontro, mas desde que começamos a namorar, é o nosso lugar preferido, principalmente nos dias frios de inverno.
Se você mora em Sampa ou está em viagem, o Restaurante Lamen Aska é um lugar imperdível para você mergulhar um pouquinho na cultura japonesa e experimentar sabores que vão além do sushi e yakisoba.
Leia: 10 Melhores Restaurantes Tradicionais Coreanos de São Paulo
Bairro da Liberdade
O Bairro da Liberdade é o famoso bairro japonês de São Paulo e, também, a maior comunidade japonesa. Andar pelas calçadas estampadas com o símbolo mitsudomoe, passar por baixo das lanternas Suzurantô que iluminam as vias durante a noite e ouvir as pessoas da rua falando em outros idiomas, dão a sensação de estar fora do Brasil. Imagine, além de tudo isso, ter a experiência ter uma refeição típica do Japão e com pouca (ou nenhuma) ocidentalização.
Localizado na Rua Barão de Iguape, uma travessa da Rua Galvão Bueno, a principal rua do Bairro, o Restaurante Laman Aska possui uma fachada discreta. Quem passa pela rua, muitas vezes, pode nem perceber que ali se trata de um restaurante.
Aos finais de semana, a rua Galvão Bueno ganha vida. Muitas pessoas andam por lá em busca de uma comida diferenciada e de um passeio descontraído pelas galerias de lojas da região.
O Restaurante Lamen Aska
O Restaurante Lamen Aska é amplo, mas aconchegante. A cozinha é aberta e possui um balcão em volta onde as pessoas podem comer sentadas em banquinhos. É possível ver a preparação dos pratos e, até alguns anos atrás, um casal de idosos japoneses – eu suponho que eram os proprietários – eles se dividiam nas tarefas. Ele coordenava a equipe que prepara os pratos e ela ficava no caixa situado ao lado do balcão. Hoje, o restaurante é administrado pela segunda geração da família.
Entrar nesse restaurante, dá a sensação de estar no cenário de algum anime. O tom marrom claro das mesas, cadeiras, e a cor suave das paredes cobertas por uma decoração tipicamente japonesa dão um ar de “estou fora do Brasil”.
O que pedir no Restaurante Aska
O restaurante possui muitas opções de lamen, variando alguns ingredientes ou a quantidade deles. Eu recomendo o Shoyu Lamen, é o mais tradicional e não tem erro. Mas, se preferir um sabor mais suave, o Misso Lamen tem um tempero leve. Se quiser um incremento, é só pedir uma porção de guioza.
Se sobrou muito caldo na sua tigela, você pode pediu o kaedama – uma porção extra de macarrão. Mas esse pedido não está disponível aos sábados, domingos e feriados. Além disso, dá para pedir o kaedama uma vez por mesa, ou seja, se mais de uma pessoa do seu grupo for pedir, precisa fazer o pedido junto.
Como funciona o restaurante
O Restaurante Aska funciona diferente. Já falei muito dos pontos positivos, mas nem tudo são flores. Para começar, o Aska é um restaurante muito disputado, principalmente aos sábados. Ele não faz reservas. Portanto, há uma longa fila de espera. No meio da semana é menos lotado e, se chegar cedo, nem precisa esperar tanto. Aos finais de semana, a fila pode demorar mais de duas horas.
Fora isso, ele possui algumas regras. Por exemplo: só é possível fazer o pagamento em dinheiro ou pix, cartões não são aceitos; você só entra quando todos do grupo chegarem; se você estiver em um grupo de até três pessoas, provavelmente vai dividir a mesa com estranhos… e por aí vai.
Algumas regras são meio absurdas, mas faz parte do sistema deles e isso não impede que você tenha uma boa experiência lá.
Quanto custa
Além da boa comida, ambiente e tradição, um grande atrativo do Restaurante Aska é o preço. Entre os restaurantes de lamen que já fui, o Aska é o mais barato. O prato, atualmente, custa a partir de R$30, em outros restaurantes, você pagaria, em média, uns R$60.
Onde fica
O Restaurante Aska está na Rua Barão de Iguape, 260. Se você for de metrô, a estação Japão-Liberdade da linha 1-Azul é a mais próxima, fica a poucos quarteirões.
O Restaurante Aska é um local bastante concorrido, eu aconselho chegar você a antes das 12h, por causa do rigoroso horário de funcionamento (até às 14h).
Instagram: @aska_lamen
Gostou dessa dica barata de comida, passeio e cultura?