15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://dicasdacamillinha.com.br 300 true 0
Restaurante Aska

Restaurante Aska: O melhor lámen de São Paulo

0 Comentários

Nos meus anos em São Paulo, já experimentei muito lámen. Com certeza, não fui em todos os restaurantes japoneses tradicionais espalhados pela liberdade, mas eu tenho um lugar favorito: o Restaurante Lámen Aska. Se você mora em Sampa ou está em viagem, o restaurante Aska é um lugar imperdível para você conhecer.

Leia: O que fazer durante uma conexão longa em São Paulo

O bairro da Liberdade é o famoso bairro japonês de São Paulo. Andar pelas calçadas estampadas com o símbolo mitsudomoe, passar por baixo das lanternas Suzurantô que iluminam as vias durante a noite e ouvir as pessoas da rua falando em outros idiomas, dão a sensação de estar fora do Brasil. Imagine, além de tudo isso, ter a experiência de comer em um tradicional restaurante japonês de lámen.

O Restaurante Lámen Aska é pequeno e aconchegante. A cozinha é aberta e possui um balcão em volta onde as pessoas podem comer sentadas em banquinhos. É possível ver a preparação dos pratos e um casal de japoneses – que eu suponho serem os proprietários – se dividem nas tarefas. Ele coordena a equipe que prepara os pratos e ela fica no caixa situado ao lado do balcão.

Entrar nesse restaurante, dá a sensação de estar no cenário de algum anime. O tom marrom claro das mesas, cadeiras, e a cor suave das paredes cobertas por uma decoração tipicamente japonesa dão um ar de “estou fora do Brasil”.

O que pedir no Restaurante Aska

O restaurante possui muitas opções de lámen, variando alguns ingredientes ou a quantidade deles. Eu recomendo o Shoyu Lámen, é o mais tradicional e não tem erro. Se quiser um incremento, é só pedir uma porção de guioza.

Se sobrou muito caldo na sua tigela, você pode pediu o kaedama – uma porção extra de macarrão. Mas esse pedido não está disponível aos sábados, domingos e feriados. Além disso, dá para pedir o kaedama uma vez por mesa, ou seja, se mais de uma pessoa do seu grupo for pedir, precisa fazer o pedido junto.

Como funciona o restaurante

O Restaurante Aska funciona diferente. Já falei muito dos pontos positivos, mas nem tudo são flores. Para começar, o Aska é um restaurante muito disputado, principalmente aos sábados. Ele não faz reservas. Portanto, há uma longa fila de espera. No meio da semana é menos lotado, sendo possível chegar e entrar direto. As duas vezes que fui no sábado, esperei mais de uma hora na fila de espera.

Fora isso, ele possui algumas regras. Por exemplo: só é possível fazer o pagamento em dinheiro, cartões não são aceitos, você só entra quando todos do grupo chegarem, se você estiver em um grupo de até três pessoas, provavelmente vai dividir a mesa com estranhos… e por aí vai.

Algumas regras são meio absurdas, mas faz parte do sistema deles e isso não impede que você tenha uma boa experiência lá.

Quanto custa

Além da boa comida, ambiente e tradição, um grande atrativo do Restaurante Aska é o preço. Entre os restaurantes de lámen que já fui, o Aska é o mais barato. O prato, atualmente, custa a partir de R$18, em outros restaurantes, você pagaria, em média, uns R$25.

Onde fica

O Restaurante Aska está na rua Galvão Bueno, 466. A rua é uma das mais movimentadas da Liberdade. Se você for de metrô, a estação Liberdade é a mais próxima, fica a poucos quarteirões.

No sábado, a rua Galvão Bueno ganha vida. Muitas pessoas andam por lá em busca de uma comida diferenciada e de um passeio descontraído pelas galerias de lojas da região. O Restaurante Aska fica bem cheio, eu aconselho chegar antes das 12h, por causa do rigoroso horário de funcionamento (até às 14h).

Gostou dessa dica barata de comida, passeio e cultura?

Post anterior
Something in the rain: entre o amor e a razão
Próximo post
Tecido

0 Comentários

Deixe uma resposta